


ORTODONTIA
Quando falamos em ortodontia é comum pensar nos dentes apinhados e muito desalinhados que demonstram com clareza a necessidade do uso do aparelho ortodôntico para corrigi-los.
Mas a ortodontia é uma especialidade que cuida também da prevenção de problemas ortodônticos e dos ossos maxilares, identificando disfunções e intervindo o quanto antes para reduzir complicações.
Com atenção especial ao crescimento e desenvolvimento da face, é também a ortodontia que zela pela oclusão e perfeito alinhamento dos dentes da arcada superior e inferior, garantindo a funcionalidade e a estética do sorriso.
Diferentes demandas ortodônticas terão abordagens específicas, por isso, a área se subdivide em três: preventiva, interceptativa e corretiva ou tradicional. Cada uma dessas especialidades tem o objetivo de garantir uma atenção especializada na prevenção, interceptação e tratamento de acordo com o perfil e idade do paciente.

O que é ortodontia preventiva?
Como o próprio nome indica, a ortodontia preventiva age na prevenção do agravamento de problemas de oclusão futuros, evitando assim, a necessidade de uso de aparelho fixo, extração de dentes permanentes e, até mesmo,
de cirurgias ortognáticas feitas para corrigir o posicionamento do maxilar.
Na odontologia preventiva também é feita uma abordagem educativa para correção, orientação e retirada de maus hábitos que podem comprometer o desenvolvimento da arcada dentária, como chupar dedo e chupeta.
Também são diagnosticadas disfunções que interferem no desenvolvimento dentário, como problemas de dicção em que a língua da criança empurra os dentes durante a fala, além dos problemas respiratórios que forçam a criança a respirar pela boca,
comprometendo a formação da angulação correta da arcada.
Por tudo isso, é importante que a ortodontia preventiva seja feita ainda na infância, durante a fase dos dentes de leite, aproximadamente dos 5 aos 12 anos, para que as intervenções tenham melhor resultado.

O que é ortodontia interceptativa?
A ortodontia interceptativa intervém quando já há um problema de oclusão instalado e que pode comprometer mais severamente a funcionalidade e a estética bucal e facial no futuro.
O diagnóstico e tratamento precoce e a orientação correta de crescimento dos maxilares são extremamente importantes para uma evolução normal da oclusão, para corrigir o desequilíbrio esquelético e preservar a saúde periodontal.
Quando o tratamento é tardio podem surgir complicações como a perda de comprimento do arco dentário e oclusão traumática com retração gengival.
Para tratar problemas de oclusão precocemente diagnosticados nesta fase a ortodontia pode lançar mão de aparelhos removíveis e fixos.

O que é ortodontia corretiva?
A ortodontia corretiva é a mais conhecida e é feita quando há a necessidade de corrigir problemas de oclusão e alinhamento na dentição permanente ou no fim da fase de troca dos dentes.
Tão importante quanto corrigir o posicionamento dos dentes é proporcionar qualidade de vida durante o tratamento e para suprir essa demanda, a ortodontia oferece aparelhos fixos ( diversos tipos de bráquetes confeccionados com materiais diferentes) e aparelhos removíveis (alinhadores estéticos)

Ortodontia corretiva fixa com braquetes Auto-ligados.
O aparelho auto-ligado é um
tipo de aparelho fixo que possui clipes nos bráquetes, ao invés de ligaduras para “ligar o fio”.
A ausência das ligaduras traz vantagens na higiene e estética. Como o fio do aparelho passa diretamente por dentro de canaletas e é preso pelas tampas do bráquete, dispensa o uso do acessório de amarração convencional, que acaba acumulando
mais placa pelo volume e tipo de material elástico.
Outra vantagem é a “otimização de tempo” pois temos menos tempo de cadeira, troca de arcos mais espaçados que possibilita adiantar fases de tratamento.
Com a existência de um menor atrito entre as estruturas do aparelho e a possibilidade de se aplicar a força adequada para a movimentação dentária a ser obtida, os danos aos tecidos que circundam os dentes (ossos, gengivas e ligamentos periodontais) poderão ser menores.
"Podemos afirmar que com este tipo de aparelho é possível obter movimentações mais biológicas e menos efeitos colaterais que possam causar desconforto ao paciente".

Vantagens do 'Aparelho Invisível'


Ortodontia removível com Alinhadores Estéticos
É um sistema moderno de ortodontia que consiste
em um jogo de moldeiras ortodônticas removíveis e transparentes ( praticamente invisíveis)que reposicionam seus dentes de uma maneira mais discreta, sem a utilização de braquetes e fios.
Essas moldeiras são produzidas depois de uma análise minuciosa da estrutura dentária do paciente, incluindo um mapeamento digital que indica as etapas a serem seguidas no tratamento. Dessa forma, todos os procedimentos são baseados em uma tecnologia de ponta para oferecer resultados mais rápidos e precisos.

-
-Estético
É um conjunto de placas transparentes destinadas apenas para correção e não interferem em seu sorriso.
-Removível
As placas podem ser retiradas para alimentação, higiene e até mesmo em ocasiões especiais.
-Confortável
Sem bráquetes e fios metálicos, os alinhadores reposicionam seus dentes sem causar irritações na boca.
-Customizado
É feito sob medida para cada paciente de acordo com suas necessidades.
-Eficiente
Já nas primeiras semanas você pode perceber os resultados do tratamento.
-Resultados
As placas devem ser trocadas a cada duas semanas e o tratamento tem duração média de 6 meses a 1 ano.