


PERIODONTIA
É a especialidade da odontologia responsável por prevenir e tratar as
doenças que agridem os tecidos de sustentação e proteção dos dentes.( Tratamento de gengiva e osso)
As principais doenças periodontais:


Gengivite
É uma inflamação dos tecidos gengivais que circundam o dente. Geralmente é ocasionada pela presença de placa bacteriana no sulco gengival que ocorre por falta de uma higienização adequada.
Se a placa bacteriana não for eliminada, fica dura e se transforma em tártaro ou cálculo dental que é o resultado da mineralização que ocorre com a ação da saliva encima das placas aderidas às superfícies duras dentro da cavidade oral.
Os primeiros sintomas que indicam que a gengiva esta com algum problema é a presença de inchaços, cor avermelhada e sangramento durante a escovação.
Devemos lembrar que a gengiva é tão importante quanto o dente.
Se a gengivite não for tratada, a infecção pode se espalhar e comprometer a estrutura que sustenta os dentes, evoluindo para periodontite.


Periodontite
É uma infecção causada por bactérias que afetam os tecidos que rodeiam os dentes (placa bacteriana vai em direção às raízes, às fibras de sustentação e ao osso).
A Periodontite caracteriza-se pela formação de um espaço indesejável entre a gengiva e o dente, chamado de bolsa periodontal, a qual favorece o acúmulo de resíduos alimentares e bactérias.
O principal sintoma da doença periodontal é o sangramento gengival, porém, existem algumas pessoas que não apresentam este sintoma e camuflam a doença, como no caso de pacientes fumantes, por isso devemos estar atentos também para outros sintomas como: alterações na posição dos dentes, mobilidade, retrações gengivais, mal hálito e retenções de alimento.
A Periodontite além de ser a principal causadora de perdas de dentes em adultos pode causar uma complicação grave, a "Endocardite Bacteriana. Estudos mostram que as bactérias instaladas nas bolsas periodontais podem disseminar-se na corrente sanguínea, alojar-se nas válvulas cardíacas e comprometer a circulação do sangue e o funcionamento do coração.


PREVENÇÃO DAS DOENÇAS PERIODONTAIS
Mesmo com os cuidados diários, removendo a placa bacteriana através de limpeza bucal doméstica ( fio dental, escova, enxaguantes antissépticos) a limpeza dentária profissional feita no consultório odontológico de 6 em 6 meses é um procedimento fundamental para a manutenção da saúde bucal.
"O tratamento e prevenção de doenças periodontais transcendem a preservação dos dentes, objetivando a manutenção da saúde bucal e geral
do indivíduo".