


ODONTOLOGIA ESTÉTICA

A odontologia estética é uma área da odontologia que tem por objetivo melhorar a aparência dos dentes e o sorriso das pessoas. Ela atua na área da cosmética e restauração dental.
Se você tem o dente manchado, descolorido, opaco, desgastado, trincado, quebrado, desalinhado, torto, ou com espaços muito grandes entre um dente e outro, a odontologia estética pode te ajudar.
Um tratamento completo pode ser capaz de melhorar a aparência dos dentes e
do sorriso através de diferentes procedimentos, desde uma simples troca de restauração até a transformação total do elemento dentário.
O tipo de procedimento indicado será decidido de acordo com as características dos seus dentes e de sua boca, em conjunto com seus objetivos e anseios, feito cuidadosamente e de forma personalizada.
Clareamentos dentários, restaurações estéticas com resinas diretas, facetas e lentes de Contato são alguns dos procedimentos inseridos nesta especialidade.


Clareamento Dentário
O clareamento dentário é um método que busca, através da aplicação de produtos químicos, eliminar os pigmentos que deixam os dentes manchados. Este procedimento dentário precisa ser personalizado de acordo com cada caso, pois o
diagnóstico vai dizer qual é o tipo de mancha nos dentes, qual o tratamento mais indicado e o tempo necessário para clarear.
É uma das soluções mais simples e econômicas para aprimorar o seu sorriso. Este procedimento ganhou bastante popularidade nos últimos tempos, tanto pelo aumento na busca por dentes perfeitos, e brancos, quanto pelas novas tecnologias e acessibilidade ao cliente.
O Clareamento dentário pode ser feito de duas maneiras, caseiro ou em consultório com equipamento que emite feixes de luzes ou laser, ou ainda uma combinação entre ambas( caseiro e laser) conforme a necessidade do paciente. Cada um tem uma indicação específica e deve sempre ser feito com o acompanhamento profissional.

Como e feito o clareamento caseiro?
Em uma consulta, com duração média de 30 minutos, a dentista faz uma moldagem das suas arcadas superior/inferior, encaminha à um laboratório para confecção das moldeiras. No prazo de 3 a 7 dias o paciente retorna e o dentista lhe entrega um kit clareador juntamente com as moldeiras e algumas instruções de uso que deverão ser seguidas a risca. A realização deste tipo de clareamento dura em torno de 15 a 25 dias, dependendo da pigmentação dos dentes e da colaboração do paciente em seguir todas as orientações.
Como é feito o clareamento a laser?
Neste tipo de clareamento dental pode ser necessário de uma até três consultas, dependendo da pigmentação dos dentes e da expectativa estética do paciente, e cada seção tem duração média de 1 hora e meia. O dentista usa um equipamento que emite feixes de luz e laser que ativa e acelera um gel clareador, previamente colocado sobre a superfície dos dentes. Esta técnica, se comparada ao clareamento caseiro, é mais rápida, mais confortável e mais eficiente, já que não depende da colaboração do paciente.
Restaurações Estéticas com Resina Direta
A restauração estética é um procedimento realizado com o objetivo de trocar uma restauração antiga melhorando assim a estética do elemento dentário, ou reparar algum dano sofrido pelos dentes. Esses danos podem ser decorrentes de cáries, desgastes, ou fraturas. Uma das grandes vantagens de utilizar a resina para as restaurações estéticas está no aspecto extremamente natural desse material. Você terá um material praticamente imperceptível, com mesma tonalidade dos seus dentes. Ao contrário das tradicionais restaurações metálicas que têm um aspecto artificial e ficam visíveis. Atualmente as propriedades das resinas permitem que em uma única sessão seu sorriso fique perfeito.


Facetas
As facetas de porcelana são usadas quando necessitamos de uma espessura maior das peças cerâmicas, são indicadas por exemplo, para mudarmos a estética de dentes ligeiramente tortos, dentes irregulares em tamanho, posicionamento, distância (diastema), dentes que tenham cor alterada, dentes com manchas resistentes a tratamento de clareamento ou até dentes escurecidos pelo tratamento de canal.


Lentes de contato dentais
São peças cerâmicas que apresentam excelente resistência e adesão à estrutura dos dentes, podem ser confeccionadas bem finas, por esse motivo são chamadas de “lentes de contato” quando são usadas na superfície externa dos dentes, por se assemelharem às lentes de contato oftalmológicas.
As lentes de contato dentais são muito mais finas (0,3mm) se comparadas ás facetas de porcelana (1,0mm), portanto não exigem desgaste dental. São indicadas apenas para pequenas correções, portanto, nos casos mais complexos, são necessárias as facetas ou até mesmo coroas estéticas.
"É importante ressaltar que todos podem se beneficiar de um tratamento estético, e que qualquer passo na direção de um sorriso perfeito é válido".